Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia Internacional do Canhoto!!!!

13 de Agosto é o dia internacional do canhoto



Uma instituição de canhotos de Topeka (Kansas, EUA), a Lefthanders International, instituiu este dia no ano de 1976 para lembrar as dificuldades diárias enfrentadas pelos canhotos. A escolha do dia é explicada de duas maneiras: 1.ª - o dia 13 caia numa sexta-feira, sublinhando divertidamente a supertição que rodeou os esquerdinos durante anos, aproveitando também a supertição do mês de Agosto tido como o mês do desgosto; 2.ª - um dos fundadores da Lefthanders International aniversaría nessa data.



Canhotos - o que é isso?

A maior parte das pessoas é destra... Destra?
Bem, antes de mais vamos às palavras:
destro (ou dextro) - é quem usa principalmente a mão direita. Isto vê-se bem é no escrever.
- canhoto - é quem usa principalmente a mão esquerda.
- esquerdino - é o mesmo que canhoto, mas usa-se mais para quem é canhoto de pés.



Canhoto de pés?

Sim. Há pessoas que são destras de mãos e esquerdinas nos pés: chutam de preferência com o pé esquerdo, quando começam a caminhar dão o primeiro passo com o pé esquerdo e usam-no também primeiro para pisar ou para subir degraus. O contrário também acontece: canhotos de mãos e destros de pés!


O que a ciência diz?





Uma série de explicações tem sido dada ao longo da História para tentar desvendar o porquê de 10% da população usar preferencialmente a mão esquerda. "Quando se fala em canhoto, usamos o termo para descrever pessoas que usam a mão esquerda para escrever, sem considerar com qual pé ela chuta, qual olho é o preferido para piscar. Essas outras funções motoras são menos importantes para designar o canhotismo", diz o neurologista Rogério Beato, professor do Ambulatório de Neurologia Cognitiva da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Dentre as teorias mais aceitas, está a da determinação genética. Segundo esses estudos, se os pais são canhotos, a chance de a criança também ser é de 30%. Se um pai é destro e outro canhoto, cai para 15% e, para pais destros, a chance é de apenas 5%. Outra possibilidade apresentada é a de que o bebê nasce canhoto por causa do estresse da mãe na gestação. Essa teoria é rebatida pelo fato de que todos os animais, até moluscos e crustáceos, também se dividem pela preferência de patas. Neles, porém, a divisão é menos díspar, chegando a 50% de canhotos em algumas espécies, como os camundongos.Alteração hormonal também entra na lista, já que há um pouco mais homens (12,6% deles) com preferência pela mão esquerda do que mulheres (9,9% delas), segundo artigo da pesquisadora Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e professora do departamento de Anatomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em seu livro "O cérebro nosso de cada dia". Complicação no parto também é apontada como causa. Independentemente de todas essas teorias, todos os especialistas concordam que os hemisférios cerebrais - os dois lados do cérebro - são realmente diferentes entre destros e canhotos. "Percebemos que nos destros havia uma assimetria entre os hemisférios, com favorecimento no lado esquerdo. Já nos canhotos e ambidestros, nota-se uma diferença menos acentuada dos dois lados", explica o médico Sérgio Schmidt, chefe do laboratório de Neuropsicologia e Neurologia do Comportamento da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Foi o grupo de Schmidt que desenvolveu uma nova teoria sobre o assunto, publicada em revistas internacionais. Segundo esse estudo, na população canhota haveria uma aceleração no cronograma de desenvolvimento cerebral. Dessa forma, ao contrário dos destros, onde há uma suposta predominância do hemisfério esquerdo, para os canhotos, haveria menor diferença entre um lado e outro, com mais tendência para predominar o lado direito.


2 comentários:

  1. é isso aí!!! Canhotos para presidente! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, sempre me achei diferente das outras pessosas, não pelo fato de escrever com a mão esquerda, mais pela forma com que as pessoas viam isso, umas falavam ai que lindo como queria escrever assim, outras nossa vc escreve de cabeça para baixo que esquisito, olha como ela se senta na carteira, ou veja como ela pega na colher, pequenas coisas que faziam com que ser canhota fosse algo desgradavél coisas que entra na cabecinha das crianças nos primeiros anos de escola, na época em que vc quer ser igual a todo mundo, ter a mesma bolsa do desenho preferido ou possuir a mesma coleção hidrocor. Hoje após ler esses detalhes ate então desconhecidos sinto que me preocupei atoa, mais como falei são coisas de criança, e te agradeço pois aprendi com vc que viver com o diferente é essencial. e hoje tenho orgulho desses pequenos detalhes que me faz ser diferente nesse mundo desigual. Parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir